domingo, 13 de dezembro de 2009

Adeus Floripa - Parte I

Primeiro foi com o Edilson, porteiro da noite. O Edilson sempre foi o funcionário mais nosso amigo lá do Antônio Apóstolo.
Quando me mudei para o ap, ele já enfrentava problemas de saúde da esposa, que acabou falecendo no meio do ano. Apesar de todo sofrimento, o Edilson sempre tentava sorrir... um dia, pouco antes de seu amor partir, eu chegava no prédio com um livro novo que comprei nas livrarias catarinenses: "A Arte de Viver", que contém alguns pensamentos de Epicteto, um filósofo grego estóico que viveu quase sua vida toda como escravo.
O Edilson estava tão triste que eu fiquei preocupada com a noite longa que ele teria pela frente... Então deixei o Epicteto com ele...
Ele leu o Epicteto, adorou... Disse como o livro ajudou num momento que ele mais precisava... Então lhe dei outros livros, e ele comprou outros...
Na despedida, Edilson nos disse para mim e o Michael não ficarmos muito tempo separados, não deixar obstáculos materiais nos separarem... ele aprendeu que não se sabe por quanto tempo as pessoas estarão conosco...
Também me disse, orgulhoso, que o Epicteto fez com que ele aprendesse a gostar de leitura... nos 5 meses desde aquele livro, ele já leu um total de 10 livros!! Os primeiros 10 livros... Também se inscreveu no supletivo e pretende concluir seus estudos...
O mundo do Edilson não tem mais limites... Ele está começando uma nova aventura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário