domingo, 24 de janeiro de 2010

Horácio



O Horácio é o sabiá que caiu do ninho logo antes do Natal e pegamos para cuidar. Ele agora cresceu e vive solto pelo sítio... Mas adora estar perto da gente! Está sempre nos surpreendendo. Outro dia meu irmão estava no campo com o veterinário e ele apareceu, deu um rasante e pousou no ombro do Gui. O veterinário ficou encantado... Ele também já pousou na cabeça da Dna. Zélia e de minha mãe, fazendo graça...

Ele continua vindo pelo menos umas 5 vezes por dia, pedir comida. Pedir, não, exigir!! Com seus vôos rasantes, entra pela janela da área de serviços e começa a gritar por comida. E quando as cachorrinhas não estão por perto... Aí o Horácio não tem limites, entra em casa, rouba a ração das pequenas - Isso mesmo, vai direto no pote e aproveita! - quando eu menos espero lá está ele, caminhando atrás de mim! e caminha bem rapidinho, saltitante...

Esse sítio deve ser encantado...

4 comentários:

  1. Olá !
    na 1ª segunda feira do ano, depis de um forte temporal, encontramos 2 filhotes de pássaros que caíram do ninho. Depois descobri que são SUIRIRI, da família dos BEm TE Vis.
    Criei os dois com papinha para filhotes e nesta 5ª feira tentamos devolvê-los a natureza já que os "pais" voavam por sobre a gaoila. Deu certo ( eu espero) para um deles mas o outro voltou dois dias depois quase morto de fome e de sede. Achei mesdmo que ele não se salvaia mas, coma ajuda São Francisco tudo deu certo. Agora ele está comigo e não sei se devo soltá-lo já que ele não aprendeu a comer sozinho e não sabe bicar, só sabe abrir a boca e pedir comida no bico.
    Será que com o tempo ele aprende ????? fico com pne de vê-lo na gaoila tentando bater as asas mas si que lá fora ele não sobreviveria pois se, nem mesmo com o pais por perto ele conseguiu ...

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Janine, vou te falar sobre a minha experiência, mas não sei se funciona igual com qq passarinho... O Horácio era totalmente dependente, como o seu passarinho, que pede comida com a boa aberta para cima. Mesmo depois que ele começou a ficar na rua, ele vinha várias vezes por dia pedir comida. A grande diferença é que ele se apegou muito a nós, então nós vemos ele várias vezes por dia e mesmo solto, se eu chamar ele vem. Enfim, com tudo isso, apenas na semana passada ele aprendeu a comer sozinho (e foi logo na ração das cachorrinhas, rsrsrs). A água eu já tentava ensinar a tempos, deixava sempre um potinho por perto e ele aprendeu. Com a comida eu já estava ficando preocupada. Para estimular, acho que vc deve deixar alimentos como grãos, que não seja papinha, e ver se ele tenta bicar, eu fiz isso... acho que ele ainda aprende! Será que você poderia solta-lo no pátio alguns minutos por dia e depois recolher, ou mesmo em alguma peça da casa, de vez em quando, para deixa-lo voar um pco? Mande notícias dele!!!

    ResponderExcluir
  3. Hoje fui a uma loja especializada em pássaros aqui em Botafogo(Rio) e conversei com o vendedor. Ele me vendeu uma "farinhada" com insetos, prória para pássaros filhotes em processo de desmame, e me garatiu que ele vai aprender a comer em poucos dias.
    Tenho deixado ele um pouco solto dentro de casa até pq,como ele já voou(ficou 1 dia e 1 noite fora lire)eu sinto muita pena em vê-lo preso mas, não moramos no sítio direto, só vamos lá nos finais de semana e aqui na cidade, tenho medo que ele se vá e eu não consigo resgatá-lo o que significaria morte na certa pois, na vizinhança há dezenas de gatos.
    Ontem quando cheguei em casa ele estava no quarto assitindo televisão com o meu marido ! Pode uma coisa assim ???? passarinho com status de cãozinho !!!
    Já nos afeiçoamos à ele e ele a nós com certeza, sempre que chegamos perto da gaiola ele faz festinha.

    ResponderExcluir
  4. Ai, que lindo!!! Com certeza ele vai aprender a comer!! É muito legal saber de outras experiências como a sua, continue mandando notícias sobre a evolução dele!! Eu vou continuar contando do Horácio por aqui :)

    ResponderExcluir